Inmetro vai apoiar micro e pequena empresa na área de certificação para ampliar exportações

19/05/2004 - 17h41

Rio, 19/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) vai investir, nos próximos anos, R$ 200 milhões para apoiar micro e pequenas empresas na área de certificação, dentro do que prevê a nova política industrial do governo.

Nas próximas semanas, será lançado o bônus certificação, um em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento e o Sebrae o "bônus certificação", uma espécie de ajuda financeira para as MPEs certificarem seus produtos. A certificação custa de R$ 6 mil a R$ 20 mil, dependendo do produto. Para o presidente do Inmetro, Armando Mariante, esse é um componente fundamental para a exportação.

As frutas com certificado de qualidade se destacam entre os novos segmentos com potencial exportador. A certificação é resultado de uma parceria do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) com o Ministério da Agricultura, com o objetivo de produzir frutas sem agrotóxicos, com controle desde a semente até a embalagem.

As informações foram dadas hoje por Mariante durante o 76º Encontro de Comércio Exterior (Encomex), no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Segundo ele, a instituição quer incorporar o maior contingente possível de pequenas e médias empresas entre os exportadores brasileiros.

Mariante revelou que o Brasil já tem seis tipos de frutas certificadas e, apesar de ser o terceiro maior produtor mundial do segmento, ainda exporta pouco. Ele assegurou que o potencial de aumento das exportações está nas pequenas e médias empresas e, para isso, elas precisam ter produtos de qualidade e com bom preço para serem competitivas.

O presidente do Inmetro destacou o serviço eletrônico Alerta, Exportador, que dá informações pela internet a micro e pequenos empresários brasileiros e estrangeiros sobre as regras da Organização Mundial do Comércio. O serviço permite saber que países têm interesse em que produtos e as exigências que deverão ser cumpridas para a venda. Ele destacou que, nessa área, a informação é vital.