Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio, 19/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Chefe do Departamento de Transporte e Logística do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Rômulo Martins dos Santos, transmitiu ao Presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Antonio Carlos Soares, a decisão do BNDES de abrir uma linha de crédito voltada ao desenvolvimento do setor portuário.
A informação foi dada pelo Presidente de Docas. Segundo Soares, o BNDES concluiu estudo sobre o sistema portuário e constatou como principal problema do setor a questão do acesso aos portos. O estudo identifica que os obstáculos estão concentrados nas vias de acesso, nas vias internas e na falta de dragagem.
Rômulo Martins dos Santos afirmou durante o encontro na Companhia Docas que o BNDES está disposto a financiar as obras necessárias, esperando agora as propostas dos usuários. Já foi constituído um grupo de trabalho para avaliar como serão enfrentados os nós do comércio exterior, visando a apresentação posterior de soluções, revelou.
O Presidente de Docas considerou que o ideal seria que as empresas que operam no setor portuário apresentassem suas necessidades ao BNDES em bloco. Antonio Carlos Soares está convicto de que "a saída, de fato, tem de ser conjunta". (Alana Gandra)