Brasília, 18/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - A IV feira Ciência para a Vida, aberta hoje pela Embrapa, pretende mostrar que o trabalho feito por pesquisadores em laboratórios não é algo distante do dia-a-dia das pessoas. Realizada a cada dois anos, a feira serve como propaganda para os resultados alcançados pela pesquisa agropecuária. O visitante poderá conhecer os lançamentos de tecnologias, participar de cursos para donas de casas e agricultores e até aprender técnicas de cozinha experimental.
Nessa edição, a Ciência para a Vida trás novidades como os biscoitos feitos com farinha de berinjela, que são ricos em fibras, a casca de coco verde em pó, ideal para artesanato e até uma nova forma de cultivar tomates: em vasos. Ideal para quem mora em apartamentos ou lugares pequenos.
"A idéia é mostrar que muito daquilo que nós consumimos no meio urbano tem um componente tecnológico muito forte agregado por trás", explica o presidente da Embrapa, Clayton Campanhola.
Além de servir como uma forma de intercâmbio entre instituições de pesquisa, empresas e profissionais, a feira também permite que o visitante possa aprender a fazer frutas desidratadas, processar doces caseiros, caldas e geléias, além de cozinhar alimentos que combatem a desnutrição. Tudo isso nos cursos fornecidos pela Embrapa.
Uma programação especial para as escolas foi elaborada, para que a feira funcione como uma sala de aula a céu aberto. Visitas monitoradas poderão ser agendadas.
Fazem parte da Ciência para a Vida todas as 40 unidades da Embrapa além de universidades, instituições estaduais, organismos internacionais e empresas públicas e privadas do Brasil e do exterior.
A feira Ciência para a Vida vai até o dia 23 na sede da Embrapa, em Brasília.