Dirigente da CVM destaca papel do mercado de capitais no crescimento sustentável

18/05/2004 - 13h16

Rio, 18/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Thomás Costa de Sá, atual coordenador do Plano Diretor do Mercado de Capitais, destacou hoje a importância do mercado de capitais para estimular o crescimento sustentável no Brasil. Entre os produtos novos criados com essa finalidade, Costa de Sá citou os fundos de investimento e participação, cujas normas foram flexibilizadas pela CVM, que lhes atribuiu mais responsabilidade e maior nível de penalização, para que o mercado se desenvolva com mais eficiência.

Esses fundos vão permitir o surgimento de investimentos na área de infra-estrutura e no aumento da capacidade de empresas voltadas à exportação. Costa de Sá salientou, acima de tudo, o papel do mercado de capitais como instrumento eficiente de alocação de poupança, ou seja, de aumento da produtividade do fator capital na economia.

Segundo Costa de Sá, o Brasil tem de buscar eficiência e aumento da produtividade do fator capital, já que não pode buscar o modelo chinês de taxas de poupança acima de 35%. A securitização de recebíveis faz parte também do conjunto de medidas para aumento d aextensão do crédito na economia.

Costa de Sá participou do primeiro dia do trabalhos de técnicos do XVI Fórum Nacional, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).