Rio, 17/5/2004 (Agência Brasil - ABR) - Para cumprir a meta de arrecadar US$ 8 bilhões com o turismo em 2007, o Brasil deverá investir em 2006 no mínimo cerca de US$ 160 milhões em promoção. Do mesmo modo, para atingir os US$ 4,3 bilhões previstos para este ano, os investimentos terão de ser de US$ 86 milhões na promoção do turismo brasileiro no exterior. A informação foi dada pelo ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia.
"O presidente Lula já compreendeu que o turismo é o maior negócio do mundo, correspondendo a 10%, ou US$ 3,4 trilhões do PIB mundial, sendo ainda o que mais gera empregos. Por isso, o desenvolvimento do setor foi definido como uma das 10 máximas prioridades do governo", afirmou o ministro na Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro.
Mares Guia chamou a atenção para o fato de o Brasil ainda estar engatinhando nesse campo. "Nenhuma empresa brasileira fatura US$ 300 milhões/ano, como ocorre no exterior", disse, acrescentando que a maioria das companhias nacionais se limita a vender passagens das empresas aéreas, chamadas de consolidadoras, sendo mais emissivas do que receptivas. "O nosso desafio é que elas virem receptivas, porque nós precisamos trazer 9 milhões de turistas daqui a três anos. E cada US$ 1 bilhão que entra a mais por ano representa 55 mil empregos diretos e 120 mil indiretos", disse o ministro apontando dados da Organização Mundial do Turismo(OMT).