Especial Itaipu 8 - Determinação de Lula é atentar a população próxima da usina, diz Samek

16/05/2004 - 10h26

Gabriela Guerreiro
Repórter da Agência Brasil

Foz do Iguaçu (PR) - O foco na responsabilidade social também foi uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à nova direção da Itaipu Binacional. O diretor-geral da empresa, Jorge Samek, garante que o pedido do presidente está sendo seguido à risca. "Quando ele me chamou para assumir Itaipu, ele me disse que, mesmo à frente da maior hidrelétrica do mundo, eu tinha que lembrar que, a dois quilômetros do meu escritório, tinha gente sem trabalho e moradia", revelou.

Para colocar em prática o desejo do presidente e do próprio diretor-geral da Itaipu, vários projetos de inclusão social são hoje mantidos pela empresa. Um dos principais é o Jovem Jardineiro, conhecido informalmente em Itaipu como o projeto "Meninos do Dedo Verde". A cada ano, 40 jovens carentes dos municípios vizinhos a Itaipu serão capacitados para realizar serviços ligados à jardinagem. Além do treinamento profissional, os jovens recebem salário-mínimo, vale-transporte e vale-alimentação.

A dificuldade de encontrar espaço no mercado de trabalho levou o jovem Dhyonatan de Araújo, de 16 anos, a se inscrever no programa. Ele será um dos 40 adolescentes da primeira turma a se formar no curso este ano e atribui à Itaipu Binacional a sorte de ser capacitado para o mercado de trabalho. "Eu trabalhava vendendo bolachas com a minha mãe. Tinha parado de estudar, mas voltei porque no programa somos obrigados a estar na escola. Aprendi a viver mais, a cuidar das plantas, e sei que vou sair daqui e ter um futuro", garante o jovem.

No final do curso, cada adolescente apresenta um projeto de paisagismo e recebe um kit de jardinagem para ajudar na futura profissão. A Itaipu também firmou parcerias com entidades de Foz do Iguaçu para que os jovens se tornem seus futuros clientes. A empresa espera, em contrapartida, conseguir florir grande parte dos gramados de Itaipu – uma iniciativa a mais para atrair o olhar dos visitantes sobre a usina.