Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os produtores brasileiros de camarão querem aumentar as vendas no mercado interno em 50% este ano. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), no ano passado, das 91 mil toneladas do crustáceo produzidas no país, apenas 22% (20 mil toneladas) foram consumidas no mercado interno. O restante seguiu para Estados Unidos e Europa. Para este ano, a estimativa é que as vendas internas cheguem a 30 mil toneladas, representando 25,6% da produção global brasileira.
Segundo o presidente da ABCC, Itamar Rocha, depois que pescadores norte-americanos iniciaram uma ação de "antidumping" contra o Brasil, com ameaça de sobretaxa para o produto brasileiro vendido aos Estados Unidos, os produtores brasileiros estão buscando novos mercados.
Para conquistar o consumidor brasileiro, a ABCC está realizando um estudo sobre a demanda interna, que deve ser concluído em junho. Na primeira etapa da pesquisa da associação, estão sendo visitadas nove cidades de regiões metropolitanas e interior de São Paulo e Minas Gerais. O consultor da ABCC responsável pelo levantamento, Roberto Barbieri, afirma que, com o resultado da pesquisa, será possível apontar soluções para a cadeia de comercialização do setor.
"A pesquisa aponta para uma grande demanda no mercado interno, que não é suprida com a constância adequada, em função da priorizaçao das exportações, de dificuldade de distribuição e da alta taxa de perecibilidade do produto," afirmou.