Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Uma falha técnica entre dois computadores de dois fornecedores em uma das cinco centrais telefônicas da empresa celular Vivo no Distrito Federal. Essa foi a causa da pane que atingiu os aparelhos de 97 mil clientes da operadora nesta semana ( 9% da planta de usuários da empresa) na capital federal. A explicação foi dada pelo diretor regional da operadora na região Centro-Oeste e Norte, Sérgio Assenço.
A operadora detectou o problema na segunda-feira. Segundo Sérgio Assenço,o atendimento já está normalizado desde as sete e cinqüenta da noite da última quarta-feira.
O diretor informou, ainda, que nos próximos quinze dias a empresa vai estudar junto com a Anatel como será feito o ressarcimento dos clientes atingidos. "O ressarcimento pode ser feito em crédito ou minutos. Estamos vendo a melhor maneira de ressarcir os 97 mil clientes que fato foram afetados", ressaltou.
Assenço garantiu também que o problema não vai se repetir no Distrito Federal. Ele informou que a empresa vai instalar novo equipamento na região com o objetivo de assegurar o controle das chamadas.
"Medida Cautelar"
Por causa da pane dos aparelhos no Distrito Federal, a Anatel proibiu, desde hoje, a operadora Vivo de comercializar e ativar novos celulares na região até que normalizasse o atendimento.
A medida cautelar determina, ainda, que a Vivo repare todos os usuários afetados pelo problema. Se a operadora não cumprir as duas exigências, terá de pagar multa de R$ 10 milhões.
A agência reguladora decidiu aplicar a medida cautelar porque não tinha sido comunicada sobre o problema, assim como os usuários e outras prestadoras.
Questionado porque a operadora de celular não informou o público sobre a falha, o diretor Sérgio Assenço disse que a empresa considerou que o problema não era "significante o bastante" para que fosse feita a comunicação.
Assenço afirmou, ainda, que a Vivo espera que a Anatel suspenda a medida cautelar o mais breve possível. "Estamos esperando nas próximas horas ter essa liberação, pois estamos comprovando e provando que a rede suporta e atende normalmente a chegada de novos assinantes", ressalta.
A assessoria de imprensa da Anatel informou que a medida cautelar permanece em vigor até que as equipes da agência reguladora constatem que a operadora resolveu o problema definitivamente no Distrito Federal.