Brasília - Pelo menos três instituições de ensino já apresentaram propostas de convênios com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a reativação da Escola de Aviação Agrícola, que até 1990 funcionava na Fazenda Ipanema, no município paulista de Iperó.
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), de Piracicaba; a Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Botucatu; e a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), de Guarapuava (PR), segundo informações divulgadas pelo ministério, manifestaram interesse à Comissão Especial de Assuntos para Aviação Agrícola. O ministério mantém cinco aviões agrícolas para treinamento na fazenda, de 5 mil hectares.
Hoje à tarde, com o objetivo de avaliar a reativação da Escola, o secretário de Apoio Rural e Cooperativismo do ministério, Manoel Valdemiro Rocha, fará uma visita técnica à Fazenda Ipanema, acompanhado do consultor jurídico José Silvino da Silva Filho e do chefe da Divisão Técnica Agropecuária da Delegacia Federal de Agricultura do Estado de São Paulo, Luiz Chaguri Neto.