Governo mantém foco na consolidação do crescimento econômico sustentado

13/05/2004 - 14h41

Corban Costa e Paula Medeiros
Repórteres da Agência Brasil

Brasília, 13/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu hoje que o governo continuará tomando iniciativas para consolidar o crescimento econômico sustentado e beneficiar o conjunto da sociedade brasileira. Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), no Palácio do Planalto, Lula disse que tem especial preocupação com o combate ao desemprego.

"Todos vocês sabem que não existe milagre, não existe a possibilidade de trazer alguém que possa fazer mágica. Nós iremos continuar com a mesma seriedade e a mesma consistência com que começamos", afirmou o presidente.

Segundo o presidente, a economia brasileira está preparada para enfrentar possíveis oscilações da economia mundial. "Aqui no Brasil nós estamos totalmente tranqüilos. Não tem nada pior para um político ou para um governo do que o chamado medo premeditado ou a tomada de posição em função de uma coisa que nós nem sabemos se vai acontecer", ressaltou. Segundo Lula, os rumos da economia serão mantidos. "Nós tomamos uma decisão, um rumo e vamos seguir nele, até porque, até agora, ele deu mais certo do que errado", acrescentou.

O presidente Lula disse que falar sobre crescimento econômico e inclusão social requer também medidas concretas. E anunciou algumas iniciativas que, segundo ele, vão beneficiar,de modo direto e muito significativo, a sociedade, especialmente os setores mais pobres do país. Entre eles, estão dois programas que beneficiam alunos e professores de escolas públicas e o programa Soldado Cidadão, além da renovação do programa Primeiro Emprego e da criação de crédito com desconto em folha para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).