Brasília, 28/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - O governo anunciou, hoje, três medidas para expressar o seu compromisso com a redução de acidentes de trabalho: foi firmada parceria entre os ministérios da Saúde e do Trabalho e Emprego para desenvolver ações comuns dentro do Programa Nacional de Erradicação da Silicose; determicou-se a a redução progressiva de produtos de consumo que contenham Benzeno; e convocou-se a realização da 2ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador para o período de 3 a 6 de julho de 2005, com o tema "Trabalhar, sim. Adoecer, não".
As medidas foram anunciadas em cerimômia da qual participaram os ministros da Saúde, Humberto Costa, da Previdência Social, Almir Lando, e do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini. Eles assinaram um termo de cooperação técnica e quatro portarias relativas a ações na área da saúde do trabalhador. Hoje é celebrado o Dia Nacional de Luto em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho,
As estatísticas de mortes e acidentes de trabalho no mundo são alarmantes. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) diz que, a cada ano, quase dois milhões de pessoas morrem no trabalho, o que equivale a quase cinco mil mortes ao dia ou a três vidas perdidas por minuto. No Brasil, somente no ano de 2002, cerca de 3 mil trabalhadores perderam a vida e 15 mil ficaram permanentemente incapacitados.
Durante o evento no Ministério da Saúde, um termo de cooperação técnica foi firmado entre o Ministério da Saúde e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo da parceria é o desenvolvimento de ações comuns no Programa Nacional de Erradicação da Silicose, doença causada pela poeira presente nas indústrias que realizam jateamento de areia.
Através de portaria, os três ministros também convocaram a realização da 2ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador para o período de 3 a 6 de julho de 2005, com o tema "Trabalhar, sim. Adoecer, não". Outra portaria interministerial, entre os ministérios da Saúde e do Trabalho e Emprego, dispõe sobre a redução progressiva de produtos de consumo que contenham Benzeno, solvente encontrado em produtos químicos e em processos de produção da indústria química.