MEC vai propor a avaliação do ensino fundamental

27/04/2004 - 19h05

Brasília, 27/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Educação (MEC) pretende levar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nos próximos dias, uma proposta de avaliação do ensino fundamental. A idéia é ampliar a abrangência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) já existente, universalizando o diagnóstico do aprendizado das crianças que estudam na rede pública de ensino.

"Nós queremos aprofundar o diagnóstico, descobrir onde e porquê as crianças estão tendo dificuldades na leitura, por exemplo", disse o Diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto de Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), Carlos Henrique Araújo.

Segundo ele, a proposta foi encomendada pelo presidente Lula ao Ministro da Educação, Tarso Genro. No mês passado, o presidente destacou o problema detectado pelo Saeb de 2001, quando 59% dos alunos da 4ª série tiveram desempenho crítico ou muito crítico na prova de português. "A determinação do presidente é que se faça ainda este ano. Faremos as provas em novembro, durante uma semana", informou ele.

A partir do novo sistema, todas as escolas irão passar pela avaliação, que é composta por uma prova de português e outra de matemática. Inicialmente, o MEC quer analisar a educação básica, mas o objetivo é estender a prova para o ensino médio.

"Garantida a mesma metodologia do Saeb, a mesma base de dados, a gente vai ampliar, em regime de colaboração com estados, municípios e universidades a avaliação da educação básica por unidade escolar", explica Carlos Henrique.

A comunidade escolar e os pais de alunos também deverão participar da avaliação, que vai oferecer aos gestores estaduais e municipais de Educação, subsídios para traçar políticas de melhoria dos níveis de aprendizado.