Brasília, 26/04/2004 (Agência Brasil - ABr) - Cerca de 7 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Mesmo assim, o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, descartou hoje que possa haver nos próximos dias sobrecarga no sistema de transmissão de dados da Receita. "Não vejo problema em termos de fluxo e de tráfico na rede. Mas insisto. Não deixe para última hora a declaração do imposto de renda porque isso pode ensejar uma complicação para quem for transmitir a declaração pela rede".
Segundo Rachid, até agora quase 11,5 milhões de declarações já foram entregues – cerca de 2 milhões a mais que o registrado em igual período do ano passado. "Comparado ao ano passado, estamos dentro da projeção, a curva se mantém constante", disse.
As restituições do Imposto de Renda começam a ser pagas a partir de 15 de junho e todo dia 15 de cada mês até o fim do ano. Os contribuintes que fizeram a declaração mais cedo e os idosos com mais de 60 anos terão prioridade no recebimento da restituição.
A declaração é obrigatória para quem recebeu durante o ano passado renda igual ou superior a R$ 12,696 mil. O documento pode ser entregue via internet (www.receita.fazenda.gov.br) , por meio de formulários de papel – nos Correios - ou ainda pelo Receitafone (0300 78 0300).
O prazo para a entrega da declaração termina na próxima sexta-feira (30).