Índios ficam acampados na Esplanada dos Ministérios até homologação de reserva em Roraima

19/04/2004 - 12h58

Brasília, 19/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - Representantes de 27 etnias indígenas pretendem permanecer acampados na Esplanada dos Ministérios até que o governo decida sobre a homologação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. O coordenador geral das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Gecinaldo Satarê-Mawê, apresentou hoje documento dirigido às autoridades com uma lista de 20 reivindicações. A principal é a homologação imediata da Raposa do Sol, conforme a portaria 820 do Ministério da Justiça.

"É a forma mais evidente do governo brasileiro demonstrar que reconhece seu compromisso com os povos indígenas", assinala o documento intitulado "Acampamento Terra Livre".

Localizado a 250 metros do Palácio do Planalto, o acampamento foi erguido na última quinta-feira (15) por representantes de etnias do Paraná, Paraíba, Goiás, Tocantins, Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No documento, as etnias manifestam preocupação com a situação do povo Cinta-Larga, envolvido nos conflitos com garimpeiros que ocorrem há mais de 15 dias na Reserva Roosevelt, em Rondônia. O confronto já resultou na morte de 29 garimpeiros. Segundo o documento, "não se deve incriminar aquele povo como vem sendo feito pela mídia".