Rio, 19/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Dia do Índio está sendo comemorado no Rio com a exposição "Darcy Ribeiro e seu convívio com os índios". A mostra, que reúne 35 fotos, 29 peças de artesanatos de várias tribos indígenas, além de trabalhos de estudantes de quatro escolas particulares da cidade, foi aberta no sábado (17), no Recreio Shoppping, zona oeste da cidade. As peças e fotos fazem parte do acervo do Museu do Índio do Rio de Janeiro, criado por Darcy. Ele foi escolhido para dar nome à exposição por sua contribuição à cultura nacional e pela dedicação ao estudo dos índios do Pantanal Matogrossense, do Brasil Central e da Amazônia.
Além do Museu, Darcy Ribeiro também foi responsável pela criação do Projeto Caboclo – destinado aos povoados da floresta amazônica - da Universidade de Brasília (UnB), Biblioteca Pública Estadual-RJ, Casa Brasil-França-RJ, Casa de Cultura Laura Alvim, pelo Sambódromo - onde 200 salas de aula funcionam como escola primária - e os centros integrados de Educação Pública (CIEP’s).
O antropólogo, professor, escritor e político é autor de vários livros, entre eles alguns que retratam a vida das tribos indígenas, como "Os Índios e a Civilização" – na década de 70, quando, exilado, assessorou os ex-presidentes Salvador Allende, do Chile , e Velasco Alvarado, do Peru - "Diário dos Índios"(1996), e "Culturas e Línguas Indígenas do Brasil".
O mineiro, de Montes Claros, morreu em 17 de fevereiro de 1997.