Secretário de energia dos EUA se reúne com governo brasileiro

16/04/2004 - 18h12

Nádia Faggiani
Repórter da Agência Brasil

Brasília, 16/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - O secretário de Energia dos Estados Unidos, Spencer Abraham, chega amanhã ao Rio de Janeiro e depois segue para Brasília, onde vai encontrar, na segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, e o ministro de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos. O grupo vai tratar, segundo o Ministério das Minas e Energia, de um "acordo bilateral para uso de hidrogênio como fonte de energia".

O Brasil foi o único país da América Latina a assinar um acordo multilateral de cooperação entre 15 países em novembro do ano passado, quando a ministra Dilma Rousseff esteve nos Estados Unidos. Os presidentes George W. Bush e Luiz Inácio Lula da Silva também concordaram em lançar uma ampla parceria na área de energia em junho de 2003.

O Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) nega que a visita do secretário americano esteja relacionada à pressão do lado do governo americano para que o Brasil assine o protocolo adicional da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o que permitiria aos inspetores terem à tecnologia desenvolvida pelo Brasil para enriquecer urânio. A assessoria de imprensa do MCT assegurou que "a visita tinha sido programada há muito tempo desde antes da repercussão da questão nuclear".

O assunto que o secretário de Energia dos Estados Unidos irá tratar com o ministro Eduardo Campos, segundo o MCT, diz respeito à "cooperação na área de energia e salvaguardas". A assessoria do MME também assegura que o tema energia nuclear não está na agenda do encontro da próxima semana.

O governo brasileiro, por meio do Ministério de Minas e Energia, afirma que não é opção do país utilizar hidrogênio como fonte energética, mas ela pode ser uma alternativa de substituição ao petróleo nos próximos 30 anos.