Lupi Martins
Repórter da Agência Brasil
Porto Alegre - Cerca de oito mil integrantes da Via Campesina realizaram manifestações em 17 muncípios gaúchos, com bloqueios de estradas e agências do Banco do Brasil.
Na capital, os agricultores realizaram passeata até a frente do Palácio Piratini, onde o governador Germano Rigotto anunciou a liberação de R$ 10 milhões para a aquisição de sementes. Em Santa Maria os manifestantes invadiram uma agência do Banco do Brasil causando revolta entre os clientes que não conseguiram realizar suas operações.
A BR- 153, entre Erechim e Passo Fundo, foi interrompida por mais de duas horas e a BR- 392 ,em Ulha Negra ,foi bloqueada por assentados da região durante uma hora e meia.Eles reivindicam a construção de rodovias de acesso aos acampamentos, liberação de recursos para amenizar os prejuízos da seca e financiamentos do Banco do Brasil.
Os agricultores continuam acampados à margem da BR 392 e prometem novos bloqueios neste sábado lembrando as mortes de 19 trabalhadores rurais sem terra em Eldorado dos Carajás em 96. Prometem novas mobilizações para o dia 27 se as reivindicações não forem atendidas.