Brasília, 14/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - As vendas no setor industrial cresceram 5,93% no primeiro bimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2003, segundo dados do relatório Indicadores Industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI). No mês de
fevereiro, houve crescimento de 1,35% em relação a fevereiro de 2003 e queda de 4,51% na comparação com janeiro deste ano. Ao levar em conta o fato de fevereiro ter sido mês de Carnaval, com menor número de dias úteis, o documento reduz a variação para 0,94%.
O coordenador da pesquisa, Flávio Castelo Branco, disse que os resultados revelam uma acomodação da atividade industrial e recuperação da expectativa do setor quanto ao crescimento econômico.
"Houve uma certa perda de otimismo quanto ao ritmo de crescimento do início do ano para cá, por conta de alguns fatores que inviabilizaram a materialização da expectativa", disse, citando a interrupção da trajetória de redução da taxa básica de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, a partir de janeiro.
Castelo Branco condicionou a intensificação do ritmo de crescimento da economia à retomada dos investimentos, sustentação das exportações e à política de redução da taxa de juros. Ele ressaltou que a decisão do Copom na reunião de hoje terá influência.
"Claro que não há duvidas de que haverá uma queda na taxa. A intensidade da queda poderá ser mais expressiva e, quanto mais expressiva, mais favorável será o impacto na confiança e na retomada do investimento e da atividade", comentou.