Pan 2007: Estádio Olímpico do Rio deve ficar pronto em junho do ano que vem

12/04/2004 - 13h21

Rio, 12/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - O estádio olímpico João Havelange, no subúrbio de Engenho de Dentro, onde serão disputadas as provas de atletismo dos Jogos Pan-americanos de 2007, está recebendo os serviços de terraplenagem e escavações para que sejam feitas as fundações até o fim de junho. A área de 117 mil metros quadrados, que pertencia à Rede Ferroviária Federal, foi repassada ao governo do Estado e cedida ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Ao visitar as obras hoje, o prefeito da cidade, Cesar Maia, e o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, ficaram satisfeitos com o andamento dos trabalhos e acompanharam a retirada de um dos quase 90 vagões abandonados no local há vários anos. "Esse vai ser um dos pontos altos dos Jogos Pan-americanos e um dos pontos que vai ter a maior confluência de público", disse Nuzman

O prefeito Cesar Maia aproveitou o canteiro de obras e gravou uma fala, em espanhol, sobre o andamento da construção do estádio, para ser apresentada na reunião da Organização Desportiva Pan-americana (Odepa), que será realizada de 19 a 23 de abril em San Antônio, no Texas.

Com um custo total calculado de R$ 166 milhões, financiados pela prefeitura do Rio, as obras do estádio olímpico começaram em dezembro do ano passado e devem estar concluídas no fim de junho de 2005. O complexo terá capacidade para 45 mil pessoas, um prédio para estacionamento e uma área destinada a lojas e restaurantes.

Nuzman e Cesar Maia visitaram depois as obras da Vila Pan-americana, na Barra da Tijuca. A vila e o estádio são as principais instalações do Pan Rio 2007. A vila terá capacidade para abrigar até 8.240 pessoas durante o Pan. Serão 25 prédios residenciais e outros de apoio. A obra tem um custo estimado em R$ 350 milhões, financiados pelo governo federal, e deve estar concluída até dezembro de 2006. Depois do Pan, a vila deverá ser transformada em condomínio residencial.