Rio terá censo sobre turismo rural

03/04/2004 - 9h14

Rio, 3/4/2004(Agência Brasil - ABr) - A Secretaria Estadual de Turismo conclui até o próximo dia 16 a primeira etapa do censo do turismo rural fluminense. A meta é levantar dados da região do Vale do Ciclo do Café, que envolve dez municípios do centro-sul do Estado, para identificar possibilidades de geração de renda e emprego no campo.
O secretário estadual de Turismo, Sérgio Ricardo de Almeida, disse que o trabalho acompanha uma tendência mundial, em que o turismo rural, junto com o ecoturismo, é o produto de maior crescimento. O estudo permitirá que as pequenas e médias propriedades do interior possam explorar suas vocações naturais, como cachoeiras, trilhas, gastronomia, ecoturismo, além de suas atividades principais, como produção agrícola e pecuária.
Trata-se, afirmou, de aproximar os turistas das coisas rurais e, ao mesmo tempo, propiciar que o pequeno e médio empresários tenham lucros com outras atividades. "É uma tendência de mercado e o Rio de Janeiro é vocacionado para isso porque tem regiões belíssimas. Por isso, iniciamos esse censo pelo Vale do Ciclo do Café, que vai aliar todos os atrativos naturais à questão histórica e cultural do estado", explicou.
Dez técnicos da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), da secretaria de Turismo, estão envolvidos com a realização do censo. A idéia é entregar depois um produto para o mercado consumidor, através de folheteria, um CD e um DVD para atrair mais turistas e garantir sua permanência no interior do Estado, disse Ricardo.
O censo tem como meta final a modernização do setor turístico, recuperando a cultura local , com melhoria do uso racional dos recursos ambientais, para criação de condições que levem à geração de novos empregos e aumento dos níveis de renda.
"Hoje em dia, ninguém mais procura áreas turísticas em que as pessoas não tenham preocupação com o meio ambiente. Meio ambiente hoje está intimamente ligado com o turismo. Principalmente os turistas estrangeiros, que já têm uma consciência maior, não vão a lugares que maltratam o meio ambiente. Então, se você conseguir trazer uma consciência para a população do campo de que conservando a natureza em sua propriedade ela pode atrair turistas e gerar emprego, consegue-se manter o homem no campo"
A próxima etapa do censo será a região da Serra Verde Imperial, que inclui entre outros municípios Petrópolis, única cidade imperial das Américas, estendendo-se depois a todo o Estado. Sérgio Ricardo assegurou que "o programa de turismo rural é para o governo fluminense um projeto estruturante, é um programa para permanecer como uma política pública de governo.