Sobe taxa média de ocupação dos hoteis do Rio de Janeiro

31/03/2004 - 12h46

Rio, 31/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A taxa média de ocupação hoteleira no município do Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano, foi de 70,61%, representando aumento em relação a janeiro, quando a taxa ficou em 63,37%.

O resultado superou a expectativa, já que em janeiro a previsão de setor era de que a taxa média fosse de 61,01%. Os dados fazem parte da pesquisa "Ocupação Hoteleira no Município do Rio de Janeiro", realizada em parceria pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro e o Instituto Fecomércio.

O levantamento mostra que o resultado de fevereiro apresentou elevação da ocupação em relação a fevereiro de 2003 e 2002.

De acordo com a Fecomércio, a pesquisa será ampliada nos próximos meses abrangendo todo estado do Rio de Janeiro.

Outra pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Fecomércio revela que o otimismo dos empresários dos setores de hoteis lanchonetes e restaurantes da região metropolitana da cidade diminuiu em fevereiro na comparação com janeiro deste ano.

Segundo o Ìndice de Confiança do Comércio (ICC), numa escala de zero a 200 pontos, o segmento lanchonete apresentou o melhor resultado: 123,06 pontos. Os dados fazem parte de uma pesquisa inédita, realizada a partir de uma parceria entre o Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio de Janeiro e o Instituto Fecomercio. Foram pesquisados 82 restaurantes, 110 lanchonetes e 34 hotéis. Esta é a primeira vez que o ICC está sendo calculado para este setor.