Situação de emergência em mais da metade do RS por causa da seca

31/03/2004 - 12h32

Porto Alegre, 31/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Mais da metade dos municípios do Rio Grande do Sul (255) já tiveram situação de emergência decretada por causa da estiagem. Segundo a Coordenadoria da Defesa Civil, as cidades com situação reconhecida mais recentemente são as de Guaporé, Camargo, Cruz Alta e Bom Progresso.

Além dos prejuízos às lavouras, as comunidades rurais enfretam o problema da falta de água para consumo humano. Barragens, açudes e sangas estão secando. Na fronteira oeste do estado, o já baixo nível do Rio Uruguai caiu para 52 centímetros na nascente.

Na região metropolitana de Porto Alegre, o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) instalou barreira, com sacos de areia, no ponto de captação do rio dos Sinos, em São Leopoldo, para tentar evitar o racionamento.

Segundo Gilnei Bueno, adjunto do Centro de Operações da Defesa Civil do estado, esta é a maior seca que atinge o Rio Grande do Sul desde 1991, quando 287 dos 496 municípios decretaram situação de emergência por causa da estiagem.