Proposta de reajuste do funcionalismo não prejudica aposentados, diz Berzoini

31/03/2004 - 17h26

Brasília, 31/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, diz que a proposta de reajuste do funcionalismo apresentada pelo governo não prejudica os aposentados. "A proposta tem índices significativos tanto para ativos quanto para inativos. O que acontece é que a forma de aplicar o reajuste foi feita por valores fixos vinculados à gratificação. Isso acabou beneficiando quem está na ativa, mas também beneficiou, em menor grau, o trabalhador inativo", explica.

Para Berzoini, a proposta é inteligente, à medida que, com os recursos disponíveis, busca dar ao maior número de pessoas um reajuste acima da inflação do ano passado. "É uma proposta que tem um sentido de justiça social, pois destina-se aos servidores que ganham menos, buscando, mesmo que parcialmente, recompor seus salários", acrescenta.

O ministro alerta para que não se crie expectativas sobre uma provável complementação orçamentária. "Eu creio que se houver espaço para mais alguma coisa, será feito. Se não houver, não adianta vender ilusões. Nós temos que trabalhar com realismo nessa questão, buscando beneficiar os mais pobres", afirma.