Brasília, 31/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Conselho da Justiça Federal lançou hoje mais uma arma para o combate à lavagem de dinheiro no país: a Central de Informações sobre Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e Lavagem de Dinheiro.
A central reúne informações sobre processos e inquéritos em 13 varas federais de todo o país que já foram especializadas no combate aos crimes de lavagem de dinheiro. Os dados incluem nome dos réus envolvidos, inquéritos abertos, denúncias oferecidas, ações criminais impetradas, procedimentos criminais realizados e valores e bens tornados indisponíveis e confiscados. São cerca de quatro mil processos, inquéritos e procedimentos que estão reunidos no banco de dados. O acesso será restrito aos órgãos envolvidos no combate e no julgamento dos crimes de lavagem de dinheiro.
O presidente do Conselho e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nilson Naves, disse que a central faz parte de uma série de medidas para tornar ágil, eficaz e válido o combate ao crime. "A lavagem é o crime de ponta e ela traz consigo uma série de outros crimes que hão de ser combatidos, como o tráfico de entorpecentes, o seqüestro e a própria corrupção", afirmou. Segundo Naves, a central vai possibilitar a realização de um quadro sobre a situação desse tipo de crime no país.