Inpe lança telescópio para estudar buraco negro

31/03/2004 - 17h44

Brasília, 31/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), deve fazer nos próximos dias mais uma tentativa de lançar para a alta atmosfera o telescópio Masco (sigla para o termo Máscara Codificada), utilizando um balão. A data ainda depende das condições do tempo no Triângulo Mineiro, pois o lançamento será realizado no aeroporto de Nova Ponte, naquela região.

Esse local foi escolhido depois de uma pesquisa do Inpe para ter certeza de que as correntes de vento não atrapalhariam o lançamento e de que não haveria riscos do telescópio ser danificado, caso caísse no mar. De acordo com especialistas, o balão só será lançado quando o céu estiver com poucas nuvens e ventos moderados. Um lançamento experimental foi feito em dezembro de 2003, mas fracassou.

O equipamento é o primeiro desenvolvido no país com capacidade de registrar a radiação de raios X e gama emitida pelas estrelas na Via Láctea. Avaliado em R$ 3 milhões, o telescópio será levado a uma altura de 42 quilômetros para coletar dados de todo o Universo, entre eles fenômenos como buracos negros e informações sobre a origem de galáxias e estrelas.