Brasília, 31/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Brasil ultrapassou as expectativas de exportações de trigo da safra 2003/2004, segundo o Ministério da Agricultura. As vendas atingiram 1,033 milhão de toneladas entre dezembro do ano passado, quando começou a vender o produto pela primeira vez ao mercado externo, e março deste ano. A estimativa inicial do setor era de exportar 1 milhão de toneladas até agosto deste ano.
Os principais destinos do trigo brasileiro são África, norte da Europa e Marrocos. O Brasil produz atualmente 5,8 milhões de toneladas de trigo (safra 2003/2004), o que representa um recorde histórico, desde a década de 90.
O consumo é de 10 milhões de toneladas. Segundo o ministério, apesar de o Brasil importar 50% do seu consumo de trigo, houve excedente no Rio Grande do Sul e no Paraná, onde está concentrada a produção.
De acordo com o diretor de Abastecimento do Ministério da Agricultura, José Maria dos Anjos, a opção das indústrias em exportar deve-se ao custo mais baixo. "É mais barato uma empresa do Sul exportar trigo para fora do Brasil do que vendê-lo para o Nordeste por causa dos custos da cabotagem, onde é obrigatória a presença da bandeira brasileira. Impostos como PIS/Cofins encarecem a operação", explica o diretor.
Com informações do Ministério da Agricultura.