Bancadas do Sul querem ajudar atingidos por ciclone

31/03/2004 - 8h26

Brasília - As bancadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no Congresso vão desenvolver ações conjuntas para envolver a União no socorro aos municípios atingidos pelo ciclone extratropical que se registrou nos dois Estados. A decisão foi tomada pelo coordenador da bancada gaúcha, deputado Francisco Turra (PP), e pelo coordenador da bancada catarinense, Adelor Vieira (PMDB). De acordo com Turra, os integrantes das duas bancadas participam de uma reunião hoje à tarde para estabelecer prioridades.

Uma das ações será mobilizar os ministérios das Cidades e da Integração Nacional para que repassem imediatamente recursos às prefeituras que estão em situação extrema.

Os ventos atingiram 150 quilômetros por hora e se prolongaram durante toda a madrugada do último domingo. No Rio Grande do Sul, Torres foi a cidade mais afetada. Uma equipe de engenheiros e arquitetos da Secretaria de Habitação do Estado já está no balneário contabilizando os prejuízos.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul está encaminhando para o atendimento às vítimas do ciclone extratropical dois caminhões carregados com 3.200 telhas compradas pelo governo, 798 telhas entregues como doação, e outras doações que a sociedade gaúcha já está arrecadando.

As informações são da Agência Câmara