Brasília, 25/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Termina na 4ª feira (31) o prazo de inscrição, em todo o país, para 500 vagas do Projeto Bolsas de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas (Bitec). As bolsas se destinam a estudantes de graduação de todas as áreas de conhecimento e têm por objetivo o desenvolvimento de projetos para solucionar problemas enfrentados por indústrias, estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços.
Além dos alunos, participam professores que orientam os bolsistas. As inscrições podem ser feitas nos Núcleos Regionais do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em todo o Brasil.
O Bitec tem por objetivo transferir o conhecimento produzido nas instituições de ensino superior para as empresas. É realizado pelo IEL em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e CNPq.
A seleção dos candidatos é feita pelos Núcleos Regionais do IEL em cada estado. A partir de junho, o bolsista é encaminhado a uma empresa participante do projeto para que, utilizando os conhecimentos obtidos na universidade, realize pesquisas, diagnósticos, mapeamentos e testes, além de levantar diagnósticos e elaborar projetos para sanar os problemas tecnológicos. Inicialmente, cada estado recebe 18 bolsas no valor de R$ 300 mensais para cada estudante, durante seis meses. (Ascom CNI)