Planetário do Rio monta esquema para obervação de fenômeno

25/03/2004 - 16h31

Brasília, 25/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Para aproveitar o fenônemo que permite até o início de abril a visão a olho nu dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno reunidos no céu no início da noite a Fundação Planetário do Rio de Janeiro promove de 2ª feira (29) até 2 de abril, das 18h30 às 21h30, a "Semana de observação dos planetas". Os astrônomos da instituição mostrarão, pelos telescópios, os cinco planetas. A Lua também será observada. O evento é gratuito.

Mercúrio, Vênus e Marte serão visíveis por algum tempo logo após o pôr-do-Sol. Júpiter e Saturno poderão ser observados por toda a noite. A Lua nova facilita a observação dos astros. Segundo os astrônomos, o fenomeno só se repetira em abril de 2036.

Com telescópios será possível ver as crateras da Lua, os quatro maiores satélites de Júpiter - Ganimede, Europa, Io e Calisto - e os anéis de Saturno. Astrônomos do Planetário lembram ainda que será um bom momento para observar a constelação de Órion, com as Três Marias, a constelação de Cão Maior, com a brilhante estrela Sirius, e a constelação do Cruzeiro do Sul. A Fundação Planetário fica na rua Vice-governador Rubens Berardo, 100, na Gávea. (Ascom F. Planetário)