pauta

25/03/2004 - 17h18

Porto Alegre, 25/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Prefeito João Verle inaugura o 18° Telecentro de Porto Alegre, nesta sexta-feira, 26, dia do Aniversário da capital gaúcha. O Telecentro Mercado Público será instalado no maior centro de abastecimento da região central da cidade, em parceria com a Brasil Telecom e a Associação dos Permissionários do Mercado Público (Ascomec). O objetivo é combater a exclusão digital colocando à disposição da população os equipamento que permitem a iniciação à Informática e o acesso à Rede Mundial de Computadores.

Os Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet banda larga. Cada unidade tem, em média 12 microcomputadores, scanner e impressora. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população. O único conteúdo estritamente proibido é a pornografia. De resto, as pessoas podem navegar livremente pela web, fazer pesquisas, ler notícias, participar de salas de bate-papo, jogar on-line, digitar documentos e currículos, enviar e-mails e aproveitar todos os outros recursos da rede.

No início desta semana, o maior telecentro de Porto Alegre, e um dos maiores da América do Sul, foi inaugurado na Zona Norte da Capital, em parceria da Prefeitura com o Centro Social Marista (Cesmar), que disponibilizou a infra-estrutura física, de quase 100 m, e doou 30 dos 40 microcomputadores disponíveis. O Telecentro Timbaúva vai atender a duas mil pessoas por mês, em uma área específica de atuação do Programa Segurança Cidadã, que prioriza o combate à violência e à criminalidade promovendo inclusão social.

O Timbaúva tem o triplo da capacidade dos demais 17 telecentros que já estão funcionando na Capital e está com monitores ajustados em plataforma software livre, o que, segundo Helena Bonumá, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU) é estratégico no movimento nacional de direitos humanos, como ação de inclusão social, afirmação de direitos à informação e acesso à tecnologia, socializando o conhecimento .

Os Telecentros têm estrutura formada por 12 computadores com conexão gratuita à Internet, impressora e scanner. A gestão dos espaços é feita por um conselho composto por representantes da comunidade. A Prefeitura participa fornecendo equipamentos, realizando a manutenção da rede, qualificando monitores e orientando na gestão do local e elaboração de oficinas de informática básica.