Liberação de passageiros no aeroporto do Rio demora uma hora e meia

25/03/2004 - 12h33

Rio, 25/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Os delegados da Polícia Federal (PF) não auxiliaram o serviço de fiscalização nos setores de embarque e desembarque de vôos internacionais no aeroporto Tom Jobim, no Rio. A liberação dos passageiros, nos dois setores, está demorando até uma hora e meia e a previsão para o período da tarde, é de que demore cerca de duas horas. "Estão previstos muitos vôos a partir da tarde, até à noite, em aviões grandes", informa o sindicato da categoria.

De acordo com Pedro Paulo, que coordena a paralisação dos policiais federais no Rio, não há greve no aeroporto internacional do estado. "Apenas estamos examinando a documentação de todos os passageiros, como sempre deveria ser feito". Normalmente, a fiscalização é feita por amostragem de 1 para 10 passageiros, explicou Pedro Paulo.

A emissão de passaportes só está sendo feita em caso de urgência. Uma comissão instalada na Superintendência está examinando cada caso. Os policiais reivindicam o cumprimento da Lei 9266/1996 que elevou o salário de agentes, escrivães e papiloscopistas aos de nível superior.