CNI defende criação de ICMS único

25/03/2004 - 18h11

Brasília, 25/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A desoneração de investimentos, para que eles se tornem mais competitivos, particularmente os de bens de capital, está entre as questões que a Confederação Nacional da Indústria vai defender no Congresso, nas discussões sobre a PEC da Reforma Tributária.A CNI defende a criação de um ICMS único para todo o país, como item importante para a retomada do crescimento econômico.

O presidente da entidade, Armando Monteiro Neto, se reuniu hoje em Brasília com presidentes de Federações e associações da indústria, quando discutiram as prioridades do setor na reforma tributária.

Monteiro Neto prega também alterações no sistema de cobrança do PIS/Cofins, pois entende que o sistema, recentemente criado, originou distorções e desequilíbrios no ambiente empresarial, especialmente quanto à questão do lucro presumido e lucro real, explicando que há empresas que trabalham com tributação monofásica, sendo esse um caso de cumulatividade de impostos.

Outro ponto que a CNI destaca, na agenda de entendimentos que vai manter no Congresso é a garantia quanto aos deveres do contribuinte.