Maranhão instala Conselho do Meio Ambiente

22/03/2004 - 10h46

São Luís, 22/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Fiscalizar a aplicação da nova lei estadual de recursos hídricos, reformulada e adequada à Lei Nacional das Águas, será a tarefa do Conselho Estadual do Meio Ambiente, que terá representantes de 18 instituições. "A nova norma resulta de duas audiências públicas com diversos segmentos da sociedade, como universidades, organizações não-governamentais e áreas do governo", explica o gerente de Meio Ambiente, Othelino Neto.

A partir dessa lei e da criação do conselho poderá ser iniciado o gerenciamento das bacias, com a detecção de problemas de degradação e arrecadação de recursos que serão utilizados para melhorias no sistema de tratamento de esgotos, conservação de mananciais e proteção de áreas de reservas ambientais. Estas atividades serão desenvolvidas em parceria com os comitês de bacias hidrográficas responsáveis pelo monitoramento do uso da água.

Neste Dia Mundial da Água, foi lançada a Rede de Educação no Semi-Árico, além da apresenção de balanço do programa para a construção de cisternas, desenvolvido pela Cáritas. Na cidade de São João dos Patos, a comemoração incluiu a inauguração simbólica de 191 cisternas já entregues.