Brasília - Equipes tecnológicas de instituições públicas de ensino superior que tiverem interesse em desenvolver materiais pedagógicos virtuais para o ensino médio podem apresentar projetos para o Ministério da Educação até sexta-feira (26). O projeto Fábrica Virtual, parceria das secretarias de Educação a Distância (Seed) e de Ensino Médio e Tecnológico (Semtec), selecionará equipes para trabalhar na produção de módulos pedagógicos digitais para algumas disciplinas do Ensino Médio.
O Fábrica Virtual faz parte da estratégia do MEC para ampliar a produção de módulos pedagógicos, inicialmente para disciplinas ligadas às ciências exatas e ciências naturais. No futuro, irá cobrir todo o currículo do ensino médio. Podem inscrever projetos alunos e professores de instituições públicas de ensino superior com licenciatura nas áreas de Física, Matemática, Química e Biologia.
O projeto já desenvolveu cerca de 20 objetos pedagógicos virtuais, que estão sendo utilizados em caráter experimental por algumas escolas do Distrito Federal. A idéia é facilitar o processo de aprendizagem das matérias nas quais os estudantes têm maior dificuldade.
Além de capacitação para produção dos objetos pedagógicos virtuais, os participantes receberão bolsas de orientação e de iniciação científica, computadores e periféricos, para trabalhar no desenvolvimento dos módulos.
O edital com informações detalhadas e orientações para inscrição está disponível na página do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) na internet.
As informações são do Ministério da Educação