Gilberto Gil vai ao Congresso Nacional para agilizar projetos de cultura

22/03/2004 - 12h47

Rio, 22/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, disse hoje, no Rio, que as crises na Esplanada dos Ministérios não estão afetando o trabalho na pasta que ele comanda. O ministro anunciou que na próxima quinta-feira ( 25 ) vai ao Congresso Nacional tentar agilizar a tramitação de vários projetos importantes para a área cultural do país, como a Lei Rouanet e o Plano Nacional de Cultura.

O ministro não quis fazer uma avaliação do atual momento do governo Lula nem comentar o desentendimento entre o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o do Planejamento, Guido Mantega, mas disse que cada um deve fazer a sua parte. "Devemos cuidar de trabalhar; ter dedicação. Buscar mais intensidade é normal, mas devemos ter calma e paciência. Uma coisa não existe sem a outra. Devemos amar o trabalho, mas não devemos ser "workholic", ressaltou Gil.

Gilberto Gil assinou um acordo de cooperação técnica com a Escola de Museologia e Turismo, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) . O convênio formaliza uma parceria que existe há pelo menos um ano entre o governo federal e a Universidade que inclui projetos de revitalização, modernização e informatização dos Museus, intercâmbio profissional e estágios para os alunos do curso de museologia.

A Escola de Museologia da UNIRIO, criada em 1932, é um das mais antigas das América. Para o ministro da Cultura, a assinatura do acordo de cooperação abre novas perspectivas de trabalho, pesquisa , ensino e tem papel fundamental na formação da cidadania , além de servir de estímulo para a pasta educacional do país.