Porto Alegre, 22/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Os fiscais Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Rio Grande do Sul, devem normalizar até a próxima quarta-feira o serviço de fiscalização e liberação das cargas.
De acordo a secretária-executiva da Associação dos Fiscais Federais Agropecuários no estado, Rosinha Peroni Mesquita, das 860 partidas de cargas acumuladas até sexta-feira nos postos de fronteira, cerca de 30 por cento já foram liberadas, pelos 291 fiscais que atuam no estado.
No porto seco de Uruguaiana, onde 180 caminhões aguardavam na fila, 90 foram liberados hoje e outros 90 aguardam a vistoria. Rosinha explicou que os fiscais não trabalham sábados e domingos e que não fazem hora extra.
Na estação ferroviária de Uruguaiana onde é descarregada a soja oriunda do Paraguai destinada ao porto de Rio Grande para ser embarca para Europa, havia 95 caminhões na fila e o trabalho já foi normalizado.
Em Jaguarão, dos 42 caminhões que aguardam a fiscalização, 25 foram liberados esta tarde. Em São Borja, dos 53 caminhões que estavam na fila, 30 foram vistoriados.