Exposição no Rio comemora os 20 anos do Brasil na Antártica

22/03/2004 - 10h21

Brasília, 22/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Os 20 anos da presença brasileira na Antártica estão sendo comemorados no Rio de Janeiro com uma vasta exposição de fotos e textos montada na Câmara de Vereadores. Os documentos relatam os primeiros tempos da Estação Antártica Comandante Ferraz e a história da participação do Brasil nas pesquisas sobre o continente.

A parte histórica da exposição foi organizada pelo Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e mostra o envolvimento do Brasil com o continente antártico desde 1958, quando o médico e jornalista Durval Rosa Borges visitou a região a bordo de um navio quebra gelo americano.

Em 1974, o comandante Antonio Luiz de Carvalho Ferraz fez sua primeira viagem à Antártica. Foi ele quem convenceu as autoridades brasileiras a implantar ali uma estação de pesquisas, onde há 20 anos cientistas desenvolvem estudos em diferentes áreas do conhecimento, especialmente sobre clima e biologia. O comandante morreu em 1982, meses antes da primeira Operação Antártica.