Silva Diniz
Repórter da Agência Brasil
São Luís - Com passeios pelas galerias subterrâneas da Fonte do Ribeirão, no centro da cidade, a Prefeitura de São Luís comemorou hoje o Dia Mundial da Água. O objetivo foi alertar sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Os visitantes foram conduzidos às galerias pelos integrantes do projeto Informantes Jovens, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).
Durante o passeio, os visitantes receberam orientações sobre preservação ambiental e informações sobre as ações da prefeitura no setor. Os jovens convidaram os visitantes a refletir sobre o problema do desperdício de água, que é também tema da Campanha da Fraternidade, de 2004, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dados da Organização das Nações Unidas mostram que cerca de 1,2 bilhão de pessoas no mundo não têm água de qualidade para beber. No Brasil, 20% da população não têm acesso à água potável, 50% das casas não possuem coleta de esgotos e 80% do esgoto são jogados diretamente nos rios, sem qualquer tratamento. A estimativa é de que, até 2025, mais de 2,7 bilhões de pessoas sofram com a falta de água se o consumo continuar nos níveis atuais.
O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 1993, com o objetivo de chamar a atenção sobre a falta de perservação dos recursos hídricos e alertar sobre os males que a água contaminada causa à saúde. Desde 1993, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) comemora, em outubro, a Semana Interamericana da Água, para discutir os desafios na gestão e desenvolvimento dos recursos hídricos.
O tema ganhou tanta importância que a ONU elaborou a Declaração Universal dos Direitos da Água. No documento, a organização lembra que a água é condição essencial para a vida e que deve usada com racionalidade, evitando-se o despedício.
A Companhia de Água e Esgoto do Maranhão (Caema) também comemorou a data. Durante todo o dia, foram distribuídos, na Praça do Pantheon, folhetos com informações sobre a importância da preservação e dicas para evitar o desperdício. A Caema promoveu também palestras sobre o tratamento da água e a importância de se preservar rios e mananciais