Rio, 22/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, defendeu hoje em palestra na PUC/RJ a consolidação de um Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, integrado e que valorize as potencialidades de cada região. A idéia é reduzir as disparidades regionais dotando cada região "de infraestrutura científica e tecnológica que possa dar suporte a seus esforços de desenvolvimento sócio-econômico".
Eduardo Campos destacou a necessidade, para alcançar este objetivo, de se estimular a cooperação entre grupos de pesquisa emergentes localizados nas regiões norte, nordeste, centro-oeste e os centros de excelência do sul/sudeste. O ministro destacou ainda a importância da cooperação internacional em Ciência e Tecnologia, além do acompanhamento e da participação do Brasil nas negociações em curso nos fóruns multilaterais relativos ao setor de Ciência, Tecnologia e inovação.
O ministro indicou também, para que o país adquira um lugar de destaque e vanguarda no plano internacional a necessidade "de o governo assegurar fluxo constante de recursos para programas como espacial, nuclear e o de novas tecnologias, a exemplo da nanotecnologia e da biotecnologia, dos quais depende o país para acelerar ritmo de seu desenvolvimento".