Professores da rede estadual do Rio paralisam suas atividades por 24 horas

19/03/2004 - 9h35

Rio, 19/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Cerca de um milhão de alunos da rede estadual estão sem aulas, hoje, em decorrência da paralisação de 24 horas dos professores. De acordo com um dos coordenadores do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação, Gualberto Tinoco, a categoria quer denunciar e, ao mesmo tempo, sensibilizar a população com relação às más condições do ensino no Estado.

Durante a paralisação, o sindicato irá realizar um plebiscito para a população com as seguintes perguntas: Os alunos das escolas devem ter 30 aulas ou 25 aulas por semana? O governo deve contratar professores temporários ou concursados? Os diretores de escolas devem ser indicados por políticos ou eleitos pela comunidade escolar?

Após o ato público, ás 14 horas, os professores fazem uma assembléia onde irão organizar um calendário com as próximas atividades que serão realizadas pela categoria. Segundo o coordenador do Sindicato - com ações como esta, pressionamos o governo estadual a tomar medidas para melhorar a situação do ensino, concluiu.