Novo presidente da Febraban vê sinais positivos na economia

19/03/2004 - 17h32

Brasília, 19/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O novo presidente da Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban), presidente do Bradesco, Márcio Cypriano, afirmou ver sinais positivos em relação ao crescimento econômico e à redução do desemprego.

"É fundamental que a gente consiga manter a estabilidade econômica. As taxas de juros são uma ferramenta importante do governo para conter a inflação", declarou Cypriano na cerimônia de apresentação da nova diretoria da Febraban em São Paulo.

Ele acrescentou que as taxas de juros devem cair nos próximos meses. Segundo ele, o fato de terem ficado estáveis por dois meses, até esta semana, não significa que não cairão.

"Temos que pensar como ficarão no final do ano. Imaginamos que estarão entre 13% e 13,5%. Com essa redução, teremos crescimento econômico e queda do desemprego", disse.

Cypriano sucede Gabriel Ferreira, que se torna agora vice-presidente da Febraban. Ferreira é vice-presidente do Conselho de Administração do Unibanco e presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras.

Cypriano afirmou que um dos objetivos principais de sua gestão será abrir o diálogo com os sindicatos, os políticos e a imprensa.

"O sistema financeiro é mal compreendido", declarou.

"Toda empresa eficiente tem condições de fazer lucros, mas o lucro do sistema financeiro — que está apenas em sexto lugar entre os setores econômicos — é o mais visado. Queremos mudar essa face que o sistema financeiro tem perante o público", afirmou Cypriano.