Greve dos fiscais agropecuários será suspensa até dia 29, segundo Anffa

19/03/2004 - 13h59

Brasília, 19/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A paralisação dos fiscais federais agropecuários será suspensa hoje até o dia 29 março, garantiu o representante da Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários, (Anffa), Alexandre Palma. Neste período, segundo ele, será criada uma mesa de negociações com vistas a elaborar uma medida provisória que contemple pleitos da categoria.

A mesa será composta por representantes do Ministério do Planejamento e Agricultura, da Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários, (Anffa), representantes da Casa Civil e do setores produtivos do agronegócio. A decisão foi tomada hoje após reunião entre os diretores da Anffa. O Ministério da Agricultura confirma a versão da Anffa.

O objetivo, de acordo com Palma, do término da paralisação é evitar o grande prejuízo que está sendo causado, aproximadamente U$ 29 milhões por dia. "Estamos dando um voto de confiança para o setor produtivo que tem nos apoiado, a comissão de agricultura e também o ministro da agricultura Roberto Rodrigues. Mas a paralisação pode continuar se não formos atendidos", afirma.

A reivindicação dos fiscais é de uma equiparação salarial com outras categorias que exercem a fiscalização no Governo Federal e concurso público para contratação de novos fiscais. "Nós somos responsáveis pela certificação da exportação nacional dos produtos agropecuários. Queremos um reconhecimento da nossa atividade", ressalta. A mesa de negociações, que será formada, irá estabelecer o reajuste, pois a proposta atual, de aumento de 30%, não foi aceita pelo Governo Federal.