Cartilha alertará jovens pernambucanos para tráfico de seres humanos

19/03/2004 - 10h05

Recife, 19/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Uma cartilha com histórias em quadrinhos é a forma adotada pelo governo de Pernambuco para prevenir os adolescentes sobre os riscos de acreditar em promessas falsas de trabalho e de casamento, feitas por integrantes de quadrilhas internacionais de tráfico de seres humanos. Estas quadrilhas atuam geralmente em comunidades carentes.

A publicação, a ser distribuída na rede pública de ensino, será lançada no encerramento do II Encontro Internacional sobre Tráfico de Seres Humanos, que reúne na Fundação Joaquim Nabuco representantes do governo brasileiro, de organizações não-governamentais e especialistas dos Estados Unidos e da Europa.

De acordo com o gerente de Enfrentamento de Tráfico de Seres Humanos, Ricardo Lins, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 100 mil brasileiros são enviados por ano ao exterior, com a finalidade de exploração sexual, remoção de órgãos para transplantes e trabalho forçado. Ele destacou que traficantes preferem grupos formados por mulheres, além de crianças e adolescentes, sem discriminação de sexo.

Durante a plenária final, os participantes do encontro divulgarão documento propondo a ampliação da rede de prevenção e de fiscalização do crime, em parceria com todos os Estados e com outros paises.