Brasília, 19/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, informou hoje que pediu ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, a redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 10% para 8% ao ano. Para justificar o pedido, ele disse que a queda da taxa tornaria os investimentos do banco mais atrativos, possibilitando ao país crescer mais rapidamente.
Lessa deu a informação ao deixar audiência que teve com o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP). Segundo ele, nos próximos dias o banco vai criar uma linha de crédito de R$ 700 milhões para financiar capital de giro para os fabricantes de papel jornal. Lessa disse que a medida vai tornar o país mais independente dos fornecedores externos.
O senador Aloizio Mercadante rebateu insinuações do Fundo Monetário Internacional de que a Taxa de Juros a Longo Prazo (TJLP) seria subsidiada. Para ele, as afirmações "não têm procedência". Mercadante disse também que conversou com Lessa sobre a possibilidade de abertura de uma linha de crédito para socorrer pequenas empresas de comunicação em dificuldades. "Temos que definir com rapidez essa linha de crédito, para as empresas de comunicação" disse Mercadante. Ele revelou que pretende levar o assunto a debate no Senado, nos próximos dias.