Barcos da Previdência reiniciam atendimento no Amazonas

19/03/2004 - 7h55

Brasília - A Gerência Executiva do INSS em Manaus reiniciará na segunda-feira (22) o atendimento móvel às comunidades ribeirinhas, por meio dos projetos PrevBarco e Movimentação. As ações que envolvem as linhas de Benefícios e Receita Previdenciária chegarão aos moradores dos municípios de Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte, Autazes, Careiro da Várzea e Careiro Castanho, situados nas calhas dos Rios Madeira e Solimões.

Em razão da grande extensão territorial do estado (1.577.820,2 quilômetros quadrados) e da conseqüente dificuldade de acesso aos 62 municípios, a Previdência Social no Amazonas adotou como alternativa para a interiorização do atendimento, nas unidades onde não existem unidades fixas, o serviço móvel flutuante que hoje dispõe de duas unidades próprias (PrevBarco I e II) e uma conveniada com o Governo do Estado.

O atendimento móvel flutuante da Previdência Social no Amazonas teve início em junho de 2001, por meio do PrevBarco I, unidade que registrou 27.186 atendimentos e concedeu 4.707 novos benefícios em apenas seis meses de atuação nos 22 municípios pertencentes às microregiões denominadas Japurá, Alto Solimões, Juruá, Tefé, Boca do Acre e Purus.

Em julho de 2002 foi criada a unidade PrevBarco II, para atendimento a outros 24 municípios nas mesorregiões Centro e Sul do Estado. Juntas, as unidades já promoveram 91.659 atendimentos e concederam 14.891 benefícios, além de efetuarem 13.948 novas inscrições na Previdência Social.

Movimentação

De iniciativa local, o projeto Movimentação foi criado em 1998 tem como finalidade atender a população dos municípios que não dispõem de unidades fixas da Previdência Social nem são atendidos pelo PrevBarcos. As equipes formadas por servidores do INSS são deslocadas por via aérea ou rodoviária e realizam o atendimento com apoio de parceiros (prefeituras, órgãos governamentais, sindicatos e associações de classe).

Esses parceiros facilitam a realização dos trabalhos por meio da cessão de espaço físico. Na segunda-feira, a equipe do projeto chegará ao município de Careiro Castanho, onde permanecerá até sexta-feira (26). A unidade móvel PrevBarco I cumprirá o seu roteiro em 33 dias – o retorno ao Porto de Manaus está marcado para 24 de abril.

As informações são do Ministério da Previdência Social