Brasília - Incentivados pelos professores do Liceu do Conjunto Ceará, em Fortaleza, alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio elaboraram um projeto detalhado para a montagem de uma emissora de rádio, a partir do desenvolvimento de um transmissor experimental.
"A programação da emissora será feita pelos alunos e terá cunho educativo", informa Ronaldo Glauber de Oliveira, o professor de Física da escola que receberá o Prêmio Grupo Ciência no dia 22, no auditório do Ministério da Educação, ao lado dos professores Hebe Mara Vieira, de Matemática, Márcio Lira, de Geografia, e Maurício de Oliveira Paula, de Língua Portuguesa.
No projeto, os estudantes trabalharam cálculos matemáticos, raio de alcance das ondas sonoras, população que seria atingida e também os textos. A prática deu tão certo que mesmo os alunos que não suportavam a Física agora querem participar de todas as atividades ligadas à disciplina.
Até junho de 2004, o Liceu vai incluir no projeto os estudantes do 1º ano, e direcionar os estudos para aumentar o alcance do transmissor. Numa terceira etapa, com os R$ 30 mil recebidos do Prêmio Grupo Ciência, a escola pretende comprar um equipamento profissional, conseguir a licença de funcionamento e montar uma rádio comunitária.
As informações são do Ministério da Educação