São Luís, 18/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Policiais civis e federais auxiliam os agentes do Ibama na investigação de uma possível rota de tráfico internacional de animais silvestres a partir da região dos Cocais, no Maranhão. Segundo o delegado regional de Caxias, Jair Lima de Paiva Júnior, os animais capturados estariam sendo vendidos para outros estados brasileiros e também para a Europa.
O auxílio da Polícia Federal, acrescentou o delegado, possibilitará o desbaratamento de uma conexão envolvendo traficantes de animais silvestres em pelo menos cinco estados: Maranhão, Piauí, São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro. No ano passado, policiais civis de Caxias apreenderam cerca de 120 casais de papagaios que seriam vendidos a traficantes e enviados para a Itália e a Bélgica, em vôos a partir de Fortaleza (CE).
Os agentes investigam também a ligação dos traficantes com proprietários de bares e restaurantes nas cidades de Coelho Neto, Codó e São João do Soter, onde é possível encontrar pratos à base de caça incluídos nos cardápios.