Lula quer ciência a serviço de toda a população e destaca duplicação de recursos

18/03/2004 - 10h11

Recife, 18/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O governo não quer mais que a ciência seja utilizada somente a serviço dos cientistas, mas que envolva toda a população. A afirmação é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso na solenidade de assinatura de convênios de estímulo à pesquisa científica, entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal de Pernambuco. Segundo Lula, "as universidades devem ser consultadas, para saber o que podem oferecer à população em geral".

Os recursos no valor total de R$ 5 milhões são oriundos do Fundo Setorial de Infra-Estrutura do Ministério de Ciência e Tecnologia, por meio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e um dos convênios prevê a aquisição de aparelhos de microscopia eletrônica.

Durante a solenidade, o presidente destacou ainda que no segundo ano de governo os recursos para investimentos em ciência e tecnologia foram duplicados e deverão chegar a R$ 600 milhões até 2006.

Lula segue agora para a inauguração da Maternidade Ibura e, depois, do Conjunto Habitacional da Torre. Às 12h30, viajará para Belo Horizonte (MG).