Brasília, 18/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, disse hoje que o governo tem interesse em participar na empresa de satélite da Embratel, Star One, utilizada para as comunicações militares brasileiras. Essa participação se daria por intermédio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo o ministro, a questão será negociada com a empresa que adquirir a Embratel.
"Se tivermos a oportunidade de entrar no controle, sem reestatizar, a segurança (informações militares) aumenta", disse o ministro.
O ministro informou que a proposta será discutida com os ministros da Casa Civil, José Dirceu; Comunicação do Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken; Defesa, José Viegas, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Eunício Oliveira se reuniu hoje com representantes das empresas interessadas em comprar a Embratel, as concessionárias locais Brasil Telecom, Telemar e Telefônica e a empresa mexicana Telmex. O ministro disse que as telefônicas têm interesse em negociar a participação do governo na Star One.
Na última segunda-feira, a empresa americana MCI, controladora da Embratel, anunciou que aceitou a proposta da mexicana Telmex pela compra da operadora brasileira. A Telmex, dona da Claro, ofereceu US$ 360 milhões.
O processo está sendo analisado pela Corte Americana e depois passará por uma análise do governo brasileiro.