Rio, 18/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A campanha "Alerta Água", apresentada hoje, vai conscientizar a população e as empresas fluminenses sobre o risco iminente da escassez de água potável no mundo e a necessidade de combater o desperdício.
Com o slogan "O Desperdício é a Gota d`Água" a campanha será lançada na segunda-feira (22), Dia Mundial da Água, numa iniciativa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) em parceria com os meios de comunicação do estado.
Ao apresentar a campanha, o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, lembrou que a situação de abastecimento do Rio de Janeiro - onde 75% da água vêm do rio Paraíba do sul e seus afluentes - é delicada. "A região metropolitana do Rio de Janeiro, com 8 milhões de habitantes, recebe água do Sistema Guandu, que já funciona próximo à sua capacidade máxima. A situação é dramática", disse.
A campanha prevê a distribuição de cartilhas com dicas sobre o uso racional da água e medidas de combate ao desperdício aos empregados da indústria e aos alunos da rede pública de ensino.
Estudos revelam que somente 0,65% da água do planeta se apresenta em condições de consumo. desse total, 11% estão no Brasil, a maior parte (68%) na Região Norte.
"As pessoas precisam saber que a água é um bem finito. Todos devemos lutar por esta causa, que é uma causa pela vida", disse Gouvêa Vieira. Segundo ele, as perspectivas mais otimistas indicam que no horizonte dos próximos 50 anos, a água potável será tão rara e disputada quanto o petróleo.